terça-feira, 15 de maio de 2012

Indíos sim...Independentes sempre!

            O movimento indígena, como um todo, e os povos e organizações, romperam com o silêncio e com o isolamento. Visivelmente, já colecionam muitas vitórias no decorrer dos últimos 40 anos e continuam a conquistar espaços e apoios na sociedade brasileira. Além disso, se constituem como exemplos, tendo em vista o direito que conquistaram de exercer sua própria e plena cidadania, vencendo e pondo fim à tutela imposta secularmente pelo Estado e pelas missões religiosas, se libertando da discriminação e dos preconceitos.
            Esse é o caminho que está sendo trilhado pelos povos indígenas, uma marcha rumo à autonomia e à construção de um País reconhecidamente diversificados em seus aspectos étinicos e culturais. Estão aí as retomadas de terras, o surgimento de povos tidos como extintos, a preparação de quadros políticos próprios, como professores, agentes de saúde e em outras áreas de que necessitam para garantir seu futuro.
            O assistente social deve estar engajado na luta pelos direitos destes povos que ainda que depois de tantas conquistas, encontram-se à margem de uma sociedade exclusivista e preconceituosa, esses profissionais devem estar a todo momento buscando divulgar as necessidades e precariedades das condições de vida do indígenas buscando incluí-los em seus direitos garantidos pela Constituição desde 1988.
            “Os povos indígenas e suas organizações têm mostrado não apenas uma grande e histórica capacidade de resistência, mas uma vitalidade e criatividade que vêm surpreendendo seus amigos e também inimigos.” (Cemi. Outros 500: construindo uma nova história. São Paulo: Editora Salesiana, 2011)

5 comentários:

  1. Os indios são criativos, são humanos, o movimento tem importancia porque visa garantir o direito deles tirados com a globalização e a invasão do homem branco. Foi preciso a união e a manifestação pra conseguir pelomenos um pouco do espaço merecido de volta.

    ResponderExcluir
  2. O Movimento Indígena luta por algo que deveria estar garantido há muito tempo, a dignidade, o respeito e seu espaço , pois a sociedade chegou após eles e com ares de donos de tudo impôs a esses mesmos povos a exclusâo e a eterna luta pela garantia de direitos que lhes são relegados.

    ResponderExcluir
  3. O Movimento Indígena luta por algo que deveria estar garantido há muito tempo, a dignidade, o respeito e seu espaço , pois a sociedade chegou após eles e com ares de donos de tudo impôs a esses mesmos povos a exclusâo e a eterna luta pela garantia de direitos que lhes são relegados.

    ResponderExcluir
  4. O movimnto dos indigenas tem muito para mostrar para as pessoas porquer muito gente tem preconceito sobre os indios

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o preconceito ainda toma conta da maioria da sociedade, quando falamos ser descendente de índios muitos pulam fora não aceitando a realidade, o movimento acredito procuram quebrar com esse paradgma do preconceito e isso faz toda a diferença no mundo em que vivemos...

    ResponderExcluir